Não dá para pensar em festas de fim de ano sem sonhar com todas as delícias gastronômicas que não podem faltar nessas celebrações. E é claro que as sobremesas merecem uma atenção e destaque especiais. Para te ajudar na missão de preparar um doce que exale sabor, mas sem pesar na balança, selecionamos uma receita de mini tortas funcionais com creme de baunilha, mirtilos e figos.
Aprenda a fazer a mini torta fit
Massa
- 100g de farinha de trigo integral orgânica Jasmine
- 100g de farinha de linhaça Jasmine
- 125 g de manteiga gelada
- 100g de açúcar mascavo Jasmine
- 1 pitada de sal marinho
- 1 ovo
Pudim de baunilha
- 800 ml de leite vegetal Orgânico de Aveia com Cálcio Jasmine
- 5 colheres de sopa de maizena
- ½ xícara de açúcar
- 1 fava de baunilha
- 2 colheres de sopa de essência de baunilha
Cobertura
- 250 g de mirtilos
- 3 figos
Modo de preparo
Misture farinha, açúcar mascavo e sal. Coloque a manteiga fria e amasse rapidamente com a mistura de farinha com o ovo. Envolva a massa em filme plástico e deixe na geladeira por no mínimo 1 hora. Prepare o pudim de baunilha: adicione a maizena no leite vegetal ainda frio, o açúcar, a fava e a essência de baunilha. Leve ao fogo e mexa até engrossar no ponto de pudim
Pré-aqueça o forno a 180° C. Unte as formas. Retire a metade da massa da geladeira e abra com um rolo. Faça a base da torta nas formas e corte fora as bordas. Asse por 15 minutos. Preencha com o pudim, coloque por cima os mirtilos e asse por mais 10 minutos. Adicione os figos e asse por mais 5 minutos. Deixe esfriar um pouco, então sirva morno.
O destaque da cobertura é o mirtilo, fruta da família dos berries, da qual também fazem parte o goji berry, o açaí, a framboesa e o morango, entre outros. Também conhecida como blueberry, o mirtilo é rico em antioxidantes, o que faz com que seja considerado a fruta da longevidade. O teor dessas substâncias ultrapassa, até mesmo, o de vegetais como o espinafre, o repolho e o brócolis. Essa frutinha também tem ação anti-inflamatória, por ser rica em vitamina C, e protege o cérebro das doenças degenerativas. Para quem está de dieta, essa é uma ótima opção para entrar na sua rotina, uma vez que possui baixo índice de açúcar e cada 100 gramas da fruta têm apenas 32 calorias.
Outro ingrediente que faz toda diferença na receita é o leite de aveia. A bebida vegetal tem alta concentração de cálcio, que chega a ser tão elevada quanto a encontrada no leite de vaca. Também é fonte de fibras, que conferem saciedade e ajudam na digestão. Seus fitoquímicos ajudam na prevenção de doenças cardiovasculares. Por conter glúten, o leite de aveia não deve ser consumido por pessoas celíacas.
Receitas Jasmine
Confira outras sugestões de sobremesas saudáveis para deixar suas festas de fim de ano mais saborosas:
Paçoca de gergelim com linhaça dourada
Cocada integral com açúcar mascavo