Fale Conosco

Dia Mundial do Coração: Conheça os benefícios do Tahine na prevenção de doenças cardiovasculares

por Jasmine Assessoria de Imprensa
em 24/09/2020

Postado no dia: 24 de setembro de 2020

Rico em ácidos graxos e antioxidantes, pasta de gergelim auxilia na redução do nível de colesterol

Além de ser amarelo, o mês de setembro também é vermelho, devido ao Dia Mundial do Coração (29/9). Com o intuito de conscientizar sobre as doenças cardiovasculares – que são as principais causas de morte em todo o mundo – a data reforça a importância de cuidados como: restringir bebidas alcoólicas e tabacos, prática de exercícios físicos e uma boa alimentação.

Para a saúde do coração, são recomendados alimentos ricos em ácidos graxos, antioxidantes e gorduras boas. Isso porque essas substâncias reduzem o nível de colesterol do corpo e ajudam a controlar a pressão arterial, prevenindo o desenvolvimento de derrames e doenças cardíacas.

Um alimento que contém todas esses nutrientes é o Tahine, uma pasta de gergelim tradicional da culinária árabe utilizada na preparação de pratos doces e salgados. Como as sementes do gergelim contêm os minerais cálcio e magnésio e ômega-3, o prato se torna um ótimo aliado na prevenção de doenças cardiovasculares e em manter uma alimentação equilibrada.

Confira abaixo duas receitas com Tahine, criadas pela equipe da Jasmine Alimentos, para manter a boa alimentação e cuidados com o coração.

Receita de Falafel de Grão-de-Bico Sem Glúten

Ingredientes

• 500g de Grão-de-Bico cozido
  • ¼ de xícara de Farinha de Linhaça Marrom Jasmine
  • Cheiro-verde picado
  • Suco de 1 limão taiti
  • Azeite
  • 3 dentes de alho
  • 1 cebola média picada
  • Pimenta-do-reino a gosto
  • Sal Marinho Atlantis Jasmine a gosto
  • 2 colheres de sopa de Tahine Jasmine
  • Cominho e pimenta-caiena (opcional)

Modo de Preparo

Pré-aqueça o forno a 180ºC. Enquanto isso, hidrate o grão-de-bico por 8h antes de começar a receita e cozinhe por 50 minutos em fogo médio. Com a ajuda do processador ou do liquidificador, misture os grãos cozidos com o alho e a cebola picada e misture rapidamente, sem deixar virar creme. Acrescente ao aparelho o suco de limão, cheiro-verde, sal, pimenta-do-reino e demais temperos e misture novamente até incorporar bem os ingredientes. Por último, acrescente a farinha de linhaça e o tahine e termine de misturar. Transfira para uma tigela e, usando as mãos, molde bolinhas que serão levadas à assadeira untada com azeite e asse por 35 minutos a 200ºC, até ficar bem dourado por fora.

Receita de molho de Tahine para Saladas

Ingredientes

• 4 colheres de sopa de Tahine Jasmine
  • Suco de um limão taiti
  • 2 colheres de sopa de Calda de Agave Orgânico Jasmine
  • 2 colheres de sopa de vinagre de maçã
  • 4 colheres de sopa de água
  • 2 colheres de sopa de Linhaça Dourada em Grãos Jasmine
  • Salsinha picada
  • 2 dentes de alho triturados
  • Pimenta-do-reino a gosto
  • Sal Marinho Atlantis Jasmine a gosto

Modo de Preparo

Acrescente o tahine, suco de limão, calda de agave, vinagre, salsinha e alho em uma tigela. Com a ajuda de um fouet, vá misturando aos poucos. Depois, adicione sal e a pimenta-do-reino a seu gosto. Sirva fresco em saladas ou então guarde na geladeira por até 5 dias.

Sobre a Jasmine Alimentos

A Jasmine Alimentos é uma empresa referência em alimentação saudável. Com produtos categorizados em orgânicos, zero açúcar, integrais e sem glúten, a marca visa atingir o público que busca alimentos saudáveis de verdade e qualidade de vida. A operação da Jasmine começou de forma artesanal no Paraná, há 30 anos. A Jasmine está consolidada em todo Brasil e ampliando sua atuação para a América Latina. Desde 2014 a marca pertence ao grupo francês Nutrition et Santé, detentor de outras marcas líderes no segmento saudável na Europa.

Assine nossa newsletter para receber artigos exclusivos como esse

Faça parte desse movimento pela alimentação consciente!

Formulário de contato financeiro

Formulário de contato logística

Formulário de contato compras

Formulário de contato comercial