Tipos de café: a bebida mais apreciada em todo o mundo
Para muita gente, o dia só começa depois de tomar uma xícara de café. É a bebida mais consumida no mundo, depois da água. Não à toa: além de ser muito saboroso e energético, o café é rico em nutrientes que fazem bem para a saúde e colaboram até para o emagrecimento.
Quais os nutrientes do café?
O grão é rico em minerais, como ferro, zinco, potássio, magnésio, em antioxidantes e em vitaminas do complexo B. Mas seu principal componente é a cafeína que, entre diversos benefícios, estimula o sistema nervoso, melhora o humor e a concentração e possui ação termogênica, que acelera o metabolismo.
O café realmente emagrece?
A cafeína acelera o metabolismo e promove uma maior queima de gorduras pelo organismo, além de ajudar no controle do apetite. Esse componente também é altamente energético e gera mais disposição para fazer exercícios físicos. É claro que isso ajuda na perda de peso.
O café pode ser consumido por quem tem diabetes?
Sim. Estudos mostram que o consumo regular dessa bebida ajuda na redução dos níveis de glicose no sangue e regula a liberação de insulina. Para ter esse efeito, no entanto, o café não deve ser adoçado com açúcar nem receber outros ingredientes, como chantilly, caramelo, creme de leite, calda de chocolate e outras delícias.
Esses acompanhamentos também não devem ser acrescentados por quem deseja perder peso. O café com açúcar pode ser até oito vezes mais calórico do que o café puro.
Que quantidade de café pode ser consumida diariamente?
Especialistas indicam que o consumo diário de cafeína não deve passar 400 mg. Isso equivale a quatro xícaras de café. No entanto, é preciso considerar que outros alimentos também possuem cafeína, como chá verde, refrigerante e chocolate.
Quem sofre de insônia, tem tendência a desenvolver gastrite ou sente incômodos estomacais deve reduzir ou até evitar o consumo frequente de café. E não deixar de consultar o médico.
Quais são os principais tipos de café?
Saiba quais são os tipos de consumo de café mais populares:
Expresso: De origem italiana, esse café é feito com a passagem de água quente, com grande pressão, pelo grão moído. O expresso é produzido em uma máquina e possui sabor mais acentuado. O toque final fica por conta da espuma cremosa em tom caramelo que fica no topo da xícara. O expresso é servido em uma quantidade que varia entre 25 e 35 ml.
Café com Leite: Uma das versões mais consumidas pelo brasileiro, essa bebida leva café 50% de leite aquecido e 50% de café filtrado. Uma dica importante: Embora o café com leite seja uma combinação que agrada a muitos paladares, essa não é uma dupla saudável. Isso porque a cafeína do café interfere na absorção do cálcio presente no leite. Por isso, a melhor opção é tomar o café puro. Além disso, o leite é muito mais calórico do que o café. O leite de soja é uma alternativa para quem não vive sem a combinação.
Pingado: Típico de padarias e botecos, o pingado é composto por grande quantidade de leite e pouco café (ou “um pingo”). Tradicionalmente, é servido no copo americano.
Cappuccino Italiano: O verdadeiro cappuccino italiano leva em sua composição: 1/3 de café expresso, 1/3 de leite vaporizado e 1/3 de espuma de leite. E nada de chocolate!
Cappuccino: Na versão adaptada pelos brasileiros e mais consumida por aqui, a composição é: 1/3 de expresso, 1/3 de leite vaporizado, 1/3 de espuma, canela, chocolate e açúcar. Nem é preciso dizer que é mais calórico do que o original italiano, né?
Média: Conhecido em outros países como Latte ou Café Latte, ele é feito com café expresso, leite vaporizado e uma fina camada de espuma. Essa versão é menos cremosa do que o cappuccino.
Café curto: Esse tipo de café é bastante parecido com o expresso. No entanto, o contato do café com a água é bem rápido, o que faz com que ele fique mais encorpado e os óleos essenciais, mais presentes.
Ristretto: Considerado o néctar do café, é bem doce e não possui o sabor forte do grão. Ele é servido em um volume que varia de 15 a 20 ml.
Longo ou duplo: Consiste em uma xícara de 50ml cheia de café. É muito comum acrescentar água quente depois de preparado. Seu sabor é mais fraco, já que o café fica por muito tempo em contato com a água.
Filtrado: O tipo de café mais consumido pelos brasileiros, conhecido como café coado. Pode ser preparado em coador de pano, de papel ou na cafeteira elétrica. Esse método evita o excesso de pó, por isso é considerado um café mais limpo, e possui grande quantidade de cafeína.
Mocha: Esse é um tipo de café irresistível para muita gente. A combinação leva calda de chocolate, leite vaporizado, café com leite e espuma. Há ainda quem substitua a espuma por chantilly.
Macchiato: O significado dessa palavra em português é “Manchado”. Isso quer dizer que esse café é do tipo expresso com uma mancha de leite cremoso no topo da xícara. Na versão Caramel Macchiato, a maior quantidade é de leite, que fica “manchado” pela adição de café expresso e caramelo.
Irlandês: É a combinação do café com uísque irlandês. O toque final fica por conta da camada de creme ou chantilly.
Qual o seu tipo de café favorito?
Sugestão Jasmine
Não resiste ao sabor do café? A Jasmine lançou um cookie especial que promete agradar o seu paladar! O Cookie Integral de Café contém ingredientes integrais e naturais, é fonte de fibras e de ferro. O produto ainda tem baixo teor de gorduras saturadas e de sódio e não contém leite. Também é isento de conservantes e outros aditivos nocivos à saúde e ao meio ambiente. Não deixe de conhecer a nossa linha completa!