Painço: pequeno no tamanho, grande nos benefícios
Cultivado e consumido há milênios na Ásia e na África, o painço é um cereal de grãos pequenos e arredondados, com excelente qualidade nutricional. É cultivado na China desde 7000 a.C. e tem produção milenar também na Índia.
O grão pode ser facilmente incorporado ao cardápio, substituindo o arroz, por exemplo. Também é uma boa alternativa para os celíacos, porque não possui glúten. Além disso, pode ajudar a suprir as necessidades nutricionais de magnésio no organismo.
Benefícios do painço
Uma ótima fonte de fibras, que auxiliam no trânsito intestinal e na redução dos níveis de glicose e colesterol no sangue, o painço também é rico em proteínas, magnésio, fósforo, ferro, zinco e vitaminas do complexo B.
A presença de magnésio, por exemplo, auxilia no equilíbrio hormonal, revigora o sistema nervoso e ainda ajuda a promover a sensação de relaxamento. Uma xícara de painço contém 25% das necessidades diárias de magnésio de um adulto.
Já o teor de proteína presente no grão de painço chega a ser maior que o do feijão, o que torna esse cereal uma boa opção para os vegetarianos.
O painço ainda é rico em triptofano, aminoácido que auxilia na produção de serotonina, conhecida como hormônio do bem-estar, que causa a sensação de tranquilidade, relaxamento e saciedade.
O grão também é bastante usado em dietas macrobióticas, por causa de suas propriedades alcalinizantes. Isso quer dizer que é capaz de diminuir a acidez do sangue e atuar na prevenção de doenças.
Como consumir o painço
O painço pode ser preparado de diversas formas e pode substituir outros cereais, como o arroz. Mas também pode ser usado em forma de farinha, como ocorre na Ásia e na África e incluído na preparação de mingaus, sopas, saladas, massas, bolos e pães.
Sugestão Jasmine
O Pão Sem Glúten Multigrãos é feito com painço e outros cinco grãos, tem baixo teor calórico e é um produto vegano. É uma boa alternativa para incluir esse grão ancestral na alimentação.
Saiba onde encontrar os nossos produtos na sua região.