Cacau: benefícios do principal ingrediente do chocolate
“Alimento dos deuses”. Para muita gente, não teria definição melhor para o chocolate, um dos doces mais apreciados em todo o mundo. E essa é justamente a tradução da árvore “Theobroma cacao“, o cacaueiro, de onde vêm os grãos do cacau, matéria prima deste alimento. A fruta era tão valorizada pela civilização Maia, que era ofertada aos deuses. Por isso, como podem imaginar, o cacau é muito mais do que chocolate. Ele é um fruto de alto valor nutricional e, para nossa sorte, é abundante por aqui: o Brasil é o sexto produtor de cacau do mundo.
Por que o cacau é uma opção nutritiva?
Além de ser rico em flavonóides – um poderoso antioxidante que ajuda a combater os radicais livres e, consequentemente, o envelhecimento precoce -,o grão ainda é fonte de vitaminas e minerais, como o potássio, o cobre, o cálcio, o magnésio e o ferro. O cacau em pó é a forma mais comum deste produto e é obtido por meio do processamento dos grãos.
Por que o cacau funciona como antidepressivo?
Sabe aquela sensação de prazer que você costuma sentir quando come um chocolate? Não é psicológico! O cacau é fonte de um aminoácido chamado triptofano, responsável pela produção de serotonina, neurotransmissor que promove o bem-estar. O alimento ainda possui dopamina e feniletilamina e aumenta a endorfina, substâncias que atuam no cérebro e melhoram o humor. Por fim, o cacau ainda é composto de anandamida, substância produzida quando fazemos atividades físicas e conhecida como a “substância da felicidade”.
O cacau em pó é bom para quem pratica atividades físicas?
Estudos mostram que o cacau em pó aumenta a energia e a resistência física, o que é ótimo para atletas. Isso porque o cacau aumenta a produção de mitocôndrias dentro dos músculos, e elas são as responsáveis pela energia muscular. Um estudo realizado por cientistas da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, mostrou que o cacau possui ainda uma substância chamada epicatequina, que também melhora o desempenho físico.
Quando você consome o cacau no pré-treino, ele ajuda a atenuar a resposta da pressão arterial à prática esportiva, o que pode ser considerada uma proteção cardiovascular. Já no pós-treino, a ingestão ajuda na recuperação muscular, por colaborar na reconstrução das células musculares danificadas durante o exercício físico e por reduzir as tão comuns dores musculares.
Por que o cacau faz bem para o coração?
Porque ele é rico em catequina, flavanoide que inibe as enzimas que elevam a pressão arterial. Além disso, o alimento aumenta o fluxo de sangue para as artérias, o que também controla a pressão arterial. O alimento ainda ajuda a reduzir os níveis de colesterol ruim e possui poderosos antioxidantes, essenciais para evitar doenças cardiovasculares.
O chocolate amargo é a melhor opção?
Quando se fala em cacau, é impossível não pensar logo em chocolate. Mas é preciso entender que a quantidade de cacau na composição do alimento é determinante para saber se ele é bom ou não para a saúde. Para ser considerado chocolate, o produto deve conter, segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), no mínimo, 25% de cacau.
O amargo é aquele que tem entre 50% a 75% de cacau, sendo que algumas versões podem chegar a até 90%. E quanto maior esse teor, mais escuro ele é, e também mais saudável. Em contrapartida, quanto menor essa porcentagem, maior a quantidade de açúcar e gorduras, ou seja, mais prejudicial à saúde.
E vale dizer: não se engane! O chocolate branco é feito apenas com a manteiga de cacau. Logo, não possui o grão em sua composição e, tampouco, os benefícios para o organismo.
O cacau é aliado no emagrecimento?
Para quem está acostumado com a ideia de que o chocolate ajuda no ganho de peso, pode ser uma surpresa essa afirmação. Mas sim! O cacau pode ajudar no emagrecimento, desde que, claro, seja consumido com moderação e, de preferência, com recomendação de um nutricionista. O que justifica isso é o fato do cacau ser rico em polifenóis, substâncias que são consideradas termogênicas. Isso quer dizer que eles ajudam na queima de gordura.
Como consumir o cacau?
Há diversas formas de utilizar o cacau na cozinha. Com a poupa, é possível fazer sucos e geleias. Já com a casca você pode fazer farinha. E é da semente que é produzido o chocolate. Mas quem acha que ele possui o mesmo sabor do chocolate, pode ter uma surpresa, pois o cacau tem um gosto ácido.
A versão mais comum do cacau é em pó, que pode ser utilizada em diversas receitas saudáveis, como bolos, cookies, panquecas e vitaminas. Vale, até mesmo, polvilhar no iogurte ou em frutas variadas.
E fica a dica: Por não ter um sabor doce, ao utilizar o cacau em receitas, talvez seja necessário acrescentar algum adoçante, como mel, agave ou açúcar mascavo.
O cacau possui contraindicações?
Embora seja rico em nutrientes benéficos para a saúde, o cacau também possui cafeína em sua composição. Além de insônia e agitação, a cafeína pode causar sensação de irritabilidade gástrica em quem tem úlceras e gastrites ou problemas intestinais. Por isso, se esse for seu caso, é indicado consultar um profissional médico antes de inserir o alimento em sua dieta.
O chocolate também possui ácido oxálico, substância que aumenta a eliminação do cálcio pelas fezes. Quando você consome chocolate em pó com leite, esse ácido “rouba” o cálcio do leite. Para evitar isso, o indicado, mais uma vez, é apostar em chocolate com maior teor de cacau. Isso porque, embora a absorção do cálcio seja prejudicada, ele possui uma maior ação antioxidante para compensar.
Qual a diferença entre o cacau e a alfarroba?
A alforraba é um fruto parecido com a vagem que tem ficado conhecida por servir como alternativa ao cacau na preparação de receitas. E apesar de conterem diferenças na composição, ambas as opções são muito benéficas à saúde. Enquanto o cacau possui alto teor de antioxidante, previne doenças cardiovasculares e confere uma sensação de bem-estar, a alfarroba é rica em vitamina A (que protege a pele e a visão) e é indicada para quem faz exercícios físicos, por contribuir para a saúde muscular.
Embora tenham cores e aromas bem similares, a alfarroba é sutilmente mais doce que o cacau. O valor energético dos dois também é muito similar. Quando consumidos em pó, ambos têm, aproximadamente, 25 calorias em uma porção de duas colheres.
Por não ter teobromina nem cafeína, próprios do cacau, a alfarroba é indicada para quem é alérgico ou tem propensão a desenvolver reações alérgicas ou enxaqueca derivada do consumo de cafeína. Devido ao alto teor de fibras, a alfarroba é um alimento de baixo índice glicêmico e baixa carga glicêmica, o que a faz desempenhar um papel importante no controle dos níveis de açúcar no sangue e, por isso, é mais indicada para quem sofre de diabetes.
Receitas com cacau:
Trifle de Cacau, Biov e Cookies Suply Sem Glúten – Frutas Silvestres e Romã
Receita de Mousse de Abacate com Cacau
Sugestão Jasmine
Gostou de saber os benefícios do cacau para a saúde? Em nosso portfólio de produtos contamos com opções que contém o alimento na composição. Você já conhece o BioV? Essa é uma bebida que traz todos os benefícios do arroz e da aveia orgânicos prontos para beber e é opção ideal para intolerantes à lactose e veganos. O Biov em pó Arroz+Ca sabor Chocolate é um pó para preparo de bebida vegetal com cacau e fonte de cálcio. E temos também o Biov em pó Arroz+Ca sabor Cappuccino, preparado à base de arroz com cacau e café solúvel orgânicos, adicionado de cálcio, sem adição de leite ou derivados e sem glúten. Experimente a nossa linha de produtos e aposte em uma alimentação mais saudável para toda a família!