Aveia: tipos de consumo do cereal que regula o intestino
Quem nunca tomou um quentinho e saboroso mingau de aveia em dias mais frios? Quando se fala nesse cereal tão popular na dieta alimentar do brasileiro, mais do que pensar em algo nutritivo, é comum vir à cabeça sabores que nos acompanham desde a infância.
Avena sativa é o nome científico da aveia, um grão que se disseminou graças à sua resistência, já que se desenvolve até nos solos mais pobres. Não à toa seu cultivo atravessa milênios e fronteiras.
Quais os principais tipos de aveia?
Há diferentes formas de aveia para se consumir. Confira quais são:
Aveia em flocos: são feitos por meio dos grãos de aveia inteiros, que são prensados até adquirirem um formato achatado. Os flocos de aveia podem ser encontrados nas versões fina e grossa e podem ser consumidos tanto in natura como adicionados a iogurtes, sucos, vitaminas, sopas e frutas.
Farelo de aveia: É obtido da casca dos grãos de aveia, exatamente onde é encontrada a fibra beta-glucana. Por isso, é altamente nutritivo, além de ser versátil, o que permite ser usado de diferentes maneiras.
Farinha de aveia: É produzida a partir da moagem da parte interna do grão. Ou seja, ela descarta as fibras presentes na casca, mas mantém os carboidratos, as proteínas e os minerais. A farinha de aveia é ideal para substituir a farinha de trigo na preparação de bolos, pães e tortas, entre outras receitas.
Leite de aveia: Bebida vegetal que é ótima opção para quem é adepto de uma dieta vegana (que não ingere produtos de origem animal). Para fazer o leite é bem fácil:
Ingredientes:
1 xícara de aveia
2 xícaras de água
1 colher de chá de extrato de baunilha
Modo de preparo:
Deixe a aveia de molho na água por, no mínimo, uma hora. Coloque a aveia com a água e a baunilha no liquidificador e bata bem. Com o auxílio de um pano fino ou peneira, coe e, em seguida, armazene na geladeira. Dura até três dias.
Por que a aveia é um alimento nutritivo?
A aveia é fonte de cálcio, ferro, proteínas, vitaminas (especialmente do grupo B e E) e carboidratos .
As fibras solúveis são responsáveis pelo bom funcionamento do intestino, além de prolongarem a sensação de saciedade. O grão ainda possui fitoquímicos que fornecem uma proteção contra diversas doenças crônicas e ácidos graxos que proporcionam longevidade.
Entre as fibras, a que mais se destaca é beta-glucana, presente em grandes quantidades, especialmente no farelo de aveia. É ela que tem a função de reduzir os níveis de colesterol ruim (LDL) do sangue e contribui para diminui a resposta glicêmica pós-prandial em pessoas com diabetes do tipo 2. Isso quer dizer que essa fibra solúvel diminui a velocidade com que o açúcar é absorvido, o que faz com que as taxas de glicose sejam controladas no organismo.
A aveia ajuda a prevenir a insuficiência cardíaca?
Essa é uma doença que atinge, principalmente, os idosos e acontece quando o coração não consegue mais bombear sangue suficiente para todo o corpo. Como estudos mostraram que o consumo diário de aveia ajuda a reduzir os níveis de colesterol ruim no sangue e a controlar a pressão arterial, isso faz com que as chances de desenvolver a doença sejam reduzidas a quase 30%.
Por que o consumo é benéfico para mulheres na menopausa?
A aveia pode ser um aliado para reduzir os sintomas da menopausa por alguns motivos. Primeiro, porque ela é fonte de nutrientes que ajudam a acalmar os nervos, aliviar as ondas de calor e reduzir as chances de desenvolver depressão. Além disso, o alimento protege contra o desenvolvimento de doenças cardíacas, como a pressão alta, a aterosclerose, entre outras.
Por que a aveia é boa para a digestão?
Porque, durante o processo de digestão, a fibra beta-glutana se transforma em um gel, que aumenta a viscosidade dos alimentos no estômago e no intestino delgado. A substância garante o funcionamento regular e saudável do intestino. Esse processo faz ainda com que a digestão seja prolongada, o que controla os níveis de açúcar no sangue e garanta uma maior saciedade.
Quais as principais formas de consumo da aveia?
Esse é um alimento conhecido por sua versatilidade. Além do famoso mingau de aveia, o cereal pode ser ingrediente de diversas receitas, como bolos, tortas, biscoitos e até hambúrgueres. Também pode ser consumido apenas com água ou leite e acompanhar iogurtes e frutas. Vale ainda como um incremento de vitaminas variadas.
A aveia ainda pode ser um nutritivo alimento para o café da manhã das crianças. Vale substituir aquele cereal à base de milho, que é rico em açúcar, por essa opção que é saudável, sem deixar de ser saborosa.
A aveia contém glúten?
A aveia é um alimento naturalmente livre de glúten. No entanto, se você possui a doença celíaca ou tem intolerância a essa proteína, é preciso atenção antes de consumir o cereal. Isso porque é muito comum a contaminação cruzada, durante o processo de cultivo, armazenamento e transporte dele. Isso quer dizer que a aveia pode entrar em contato com outros alimentos que possuem glúten, como a cevada e o trigo. Os riscos disso acontecer no Brasil são ainda maiores, pelo fato desses cereais, muitas vezes, serem processados no mesmo local. Por isso, a recomendação é sempre verificar a embalagem do produto antes de consumi-lo. Lá, deverá estar especificado se o alimento possui ou não glúten.
O consumo de aveia possui contraindicações?
Quem sofre com gota ou possui que altos níveis de ácido úrico deve consultar um médico antes do consumo, uma vez que o alimento possui uma substância chamada purina, que pode ser prejudicial nesses casos.
E mais! O consumo em excesso também pode ser prejudicial a qualquer pessoa. Como a aveia é rica em fibras, a ingestão em grande quantidade pode resultar em problemas gastrointestinais, como constipação. A quantidade diária não deve ultrapassar os 30 gramas, o que equivale a três colheres de sopa. E fica a dica: sempre que consumir o alimento ingira muita água.
Sugestão Jasmine
Já que a aveia é um cereal nobre e não pode faltar na alimentação diária, que tal conferir as opções que oferecemos? Entre os nossos produtos você encontra o Farelo de Aveia, a Aveia em Flocos Grossos, a Aveia em Flocos Finos e também a Aveia Sem Glúten em Flocos Finos e a Aveia Sem Glúten em Flocos Grossos. Escolha qual combina mais com o seu cardápio e acrescente mais saúde no seu dia a dia!
Confira Receitas com Aveia!
Torta Farofa com Aveia e Maçã
Bolo de Maçã com Aveia e Canela
Farofa de Aveia
Bolo de Chia, Aveia e Castanha