Agave: adoça mais que o mel e tem menos glicose
Diante do desafio por uma vida mais saudável, cada vez mais as pessoas têm buscado alternativas para substituir ingredientes prejudiciais ao organismo. E o açúcar, como se sabe, está bem no topo dessa lista de alimentos que todo mundo quer diminuir ou erradicar o consumo. Além de muito calórico (e por isso engordativo), ele aumento o risco de desenvolver diabetes, ter colesterol alto e sobrecarregar o fígado, entre outros problemas. Mas o que fazer para adoçar bebidas e receitas? A melhor opção são os adoçantes naturais, grupo do qual o agave faz parte.
O que é o agave?
Esta é uma planta de origem mexicana, que tem a aparência parecida com o cacto, e é a matéria-prima da bebida tequila. Ela contém um néctar que, ao ser extraído e filtrado, é usado como um adoçante orgânico. Seu sabor é mais doce do que o açúcar e sua aparência é parecida com o a do mel, porém com uma coloração e textura mais suaves.
Quais os componentes do agave?
O agave é fonte de alguns minerais como ferro, zinco, cálcio, potássio e magnésio. Embora seja mais doce do que o açúcar (tendo capacidade de adoçar até 50% mais), ele possui um menor índice glicêmico. Isso quer dizer que ele demora mais tempo para liberar a glicose no sangue, o que evita os picos de produção de insulina pelo pâncreas e prolonga a sensação de saciedade.
Qual a diferença entre o mel e a calda de agave?
Por ser um alimento natural, obtido a partir do néctar das flores e das excreções das abelhas, o mel é considerado um dos melhores tipos de adoçantes existentes. Entre seus benefícios está o fato de melhorar o processo digestivo, eliminar algumas bactérias do organismo, fazer bem para a pele, entre diversos outros. Em comparação com o agave, os dois possuem características próximas, inclusive na quantidade de calorias.
A principal diferença entre ambos está no poder de adoçar, já que a calda de agave adoça bem mais e, portanto, pode ser consumida em quantidade menor. A carga glicêmica do agave também é bem menor da que a encontrada no mel. Em relação às suas composições, o mel possui 50% de glicose e 50% de frutose, enquanto a calda de agave tem entre 75% e 90% só de frutose.
Por que o agave é uma opção saudável?
O agave é rico em frutose, o principal açúcar natural presente nas frutas. Essa substância é menos prejudicial para a saúde do que a sacarose, que é o popular açúcar branco refinado. Outro fator que faz do agave uma boa opção é o fato de ser mais doce do que o açúcar, o que permite que seja usado em menor quantidade. Esse consumo reduzido ajuda a evitar problemas como o ganho de peso. Por fim, mais uma vantagem desse adoçante é o fato de não conter glúten nem lactose, o que permite que seja consumido por intolerantes e alérgicos a essas substâncias.
No entanto, vale dizer que, para aproveitar os benefícios da calda de agave, é preciso ter certeza da qualidade de fabricação do produto. Caso passe por reações químicas de processamento que resultem em uma grande refinação, ela perde grande parte dos seus nutrientes e se torna apenas um xarope de frutose, o que é prejudicial para saúde. O agave saudável é aquele orgânico, totalmente isento de contaminação química.
Há restrições quanto ao seu consumo?
Embora a frutose não seja tão prejudicial à saúde quanto a sacarose, seu consumo precisa ser moderado. Esse cuidado deve ser ainda mais especial para os portadores de diabetes, já que os altos níveis de glicose podem desencadear as crises hiperglicêmicas. Por essa razão, antes de inserir o produto na rotina alimentar é fundamental consultar o nutricionista ou o médico responsável. Só esse profissional poderá analisar as particularidades do paciente, considerar possíveis reações adversas e recomendar a melhor dieta.
Quais os riscos da ingestão excessiva de agave?
O agave é um tipo de açúcar e, quando se fala nesse ingrediente, equilíbrio é essencial. Como todos sabemos, o excesso de açúcar no sangue pode gerar um grande estoque de gordura e causar doenças como diabetes e obesidade.
A Associação Americana do Coração recomenda que homens consumam cerca de 150 calorias por dia vindas do açúcar, enquanto as mulheres devem ingerir um máximo de 100 calorias diárias. Em 2015, a OMS (Organização Mundial da Saúde) estabeleceu que a quantidade máxima de consumo de açúcar não deve ultrapassar 5% da dieta diária, o que representa 25 gramas por dia: 1 colher de sopa. Atenção: essa medida inclui o açúcar presente nos industrializados, como refrigerantes e condimentos.
Como usar a calda de agave no dia a dia?
A calda de agave pode ser usada como substituto do açúcar refinado para adoçar bebidas, café, sucos e vitaminas. Também pode acompanhar frutas e cereais e fazer parte de receitas de bolos, panquecas, tortas e outros doces. Nesse caso, troque a colher de sopa do açúcar pela colher de sobremesa da calda de agave.
Receitas Jasmine com Agave
Receita de Panqueca de Banana 100% Integral
Receita de bolo de chia, aveia e castanha: sem glúten e com muito sabor
Receita de Picolé de frutas e Chia
Sugestão Jasmine
Ficou curioso para testar o agave? Na linha de adoçantes Jasmine você encontra a Calda de Agave e muitos outros produtos que podem fazer com que sua alimentação seja mais saudável: dos ingredientes para receitas de doces e salgados, aos snacks e bebidas. Experimente!