Diferenças entre açúcar refinado e açúcar mascavo
Falou açúcar, lembrou doce! Esse é o poder desse alimento tão querido: dá prazer ao paladar e adoça até aqueles dias mais complicados da vida. Por outro lado, leva a culpa pela obesidade de um tanto de gente e vem sendo banido aos poucos de algumas receitas. Mas não é preciso radicalismo. Antes de tirá-lo do cardápio, entenda as diferenças entre o açúcar refinado e o açúcar mascavo e se permita algumas colheradinhas.
Diferenças entre o açúcar refinado e mascavo
O açúcar refinado é o açúcar branco, comum. Ele é processado a partir do melado de cana-de-açúcar ou do açúcar mascavo. Inicialmente apresentado na cor marrom, o açúcar refinado recebe uma série de produtos químicos que alteram sua cor e sabor para que ele fique claro e uniforme. Consequentemente, o processo de refinamento faz com que o produto perca suas vitaminas e sais minerais, o que o transforma em um alimento com calorias vazias, ou seja, sem nutrientes.
Além disso, o consumo excessivo do açúcar refinado pode causar obesidade, diabetes e complicações como a síndrome metabólica e a resistência à insulina.
O açúcar mascavo é aquele que chega ao consumidor em sua forma bruta, escura e úmida, extraído depois do cozimento do caldo-de-cana. Como não passa pela etapa de refinamento, esse produto conserva um pouco de seus nutrientes, como o cálcio, fósforo, ferro, sódio, potássio, magnésio, cobre e selênio, vitamina B5, B6, Acido Fólico e Niacina.
Também conhecido por açúcar bruto, o açúcar mascavo pode ser encontrado nas cores marrom claro e marrom escuro e pode ser utilizado da mesma maneira que o açúcar comum. Com “mais personalidade” do que a versão refinada, ele tem gosto forte e interfere no sabor dos alimentos.
Só para se ter um exemplo da diferença entre açúcar refinado e mascavo: em 100 gramas de açúcar mascavo (de cor escura), existem 85 miligramas de cálcio, 29 miligramas de magnésio, 22 miligramas de fósforo e 346 miligramas de potássio. O açúcar refinado comum tem, no máximo, dois miligramas de cada um desses nutrientes.
Do açúcar refinado para o mascavo
Para aqueles que pretendem substituir o açúcar refinado pelo mascavo, o primeiro ponto é fazer essa mudança de forma gradual. Uma das dicas é iniciar seu uso no café com leite. Misturado com a bebida, o gosto característico do açúcar mascavo fica mais leve. Outra forma de incluir o açúcar mascavo na dieta é adicioná-lo no lugar do açúcar refinado em diversas receitas, como de bolos, pães e tortas (salgadas e doces).
Assim como o refinado, o mascavo também deve ser consumido com moderação: a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que o consumo permaneça em até 10% das calorias diárias. Ou seja, se um adulto consome 2.500 calorias diárias, não pode ultrapassar 250 calorias de açúcar ao dia.
Receita Jasmine com açúcar mascavo
Receita de Cocada Integral com Açúcar Mascavo
Sugestão Jasmine
Em nossa linha de produtos temos o Açúcar Mascavo Orgânico. Integralmente natural, ele não passa pelo processo industrial de refinamento e não possui nenhum aditivo químico em sua composição, sendo a melhor opção para substituir o açúcar refinado e braco, que é tratado quimicamente.