

SPA caseiro para os pés
Se os nossos pés, coitados, já precisam de atenção após um dia todo carregando o peso do corpo e apertados dentro de tênis e sapatos, imagine a situação em que eles ficam após quatro dias de samba? Aproveite estes dias pós folia para fazer um SPA caseiro para os pés, com cuidados que vão da limpeza adequada aos mimos mais do que merecidos. Afinal, o que seria da bagunça do Carnaval se os pés não tivessem colaborado?
4 passos para uma SPA caseiro para os pés
Limpe e esfolie
Dá pra ver de longe: depois de tanto tempo sobrecarregado, os pés ficam com uma camada áspera. Então, o primeiro passo é deixá-lo “novo”outra vez por meio do processo da esfoliação. Depois de lavar com sabonete, faça um esfoliante com 1 colher de açúcar, 1 colher de mel e 3 colheres de óleo de amêndoa. Massageie o pé com a mistura que vai tirar as células mortas e devolver a maciez e hidratação.

Esfoliar devolve a maciez aos pés (foto: istock)
Utilize compressas
A compressa quente relaxa os músculos e os tecidos tensos, aumentando a circulação do sangue para o lugar tratado de maneira imediata e aliviando dores causadas por espasmos, como cólicas e cãibras. “O uso terapêutico dessa técnica proporciona melhoras rápidas, auxiliando ainda no combate de edemas e infecções”, afirma Catharina Walzberg no livro ‘Você pode ter saúde basta querer’, publicado pela Barany Editora.

Para relaxar os músculos, prefira compressa quente (foto: istock)
Faça um escalda-pés alternado
A técnica ajuda muito no caso de possíveis contusões e entorses. O choque quente/frio proporciona bom estímulo da circulação, por reeducar as artérias e veias a se dilatarem e se a contraírem alternadamente. Como produz aquecimento geral do sangue, essa técnica facilita a circulação e, consequentemente, proporciona alívio ao esforço do coração. Para fazer o escalda-pés alternado, encha um balde com água quente (39 a 40°C) e outro com água fria (15 a 19°C). Coloque os pés e as pernas na água quente por 3 a 4 minutos; em seguida, na água fria, por 1 minuto. Enquanto os pés estiverem na água fria, acrescente água fervente ao balde de água quente, para manter a temperatura inicial. Alterne 5 vezes, terminando com a aplicação fria. Mantenha repouso de 15 a 20 minutos.

O choque quente/frio estimula a circulação sanguínea (foto: istock)
Coloque os pés para cima
Colocar um tijolo nos pés da cama, deixando-a mais alta, favorece o retorno venoso e do sistema linfático, o que proporciona uma diminuição do inchaço e uma sensação agradável de descanso no dia seguinte. “Uma dica para quem vai ficar muito tempo em pé é o uso de meias elásticas, receitadas por um médico, o que fará com que evite o inchaço decorrente do esforço”, indica Marco Otani, ortopedista do Centro de Qualidade de Vida (CQV).

Manter os pés para cima evita o inchaço (foto: istock)
Leia também:
Day Spa Caseiro: dicas para aproveitar o antes e o depois
Alimentos que fazem bem para a pele
Máscaras para cabelos cacheados: 5 receitas para fazer em casa