O que comer no pré e pós-treino
Praticar atividades físicas é essencial para uma vida saudável. E quando o assunto é alimentação pré e pós-treino, alguns cuidados são importantes para garantir um bom desempenho durante e depois dos exercícios. A escolha dos alimentos certos ajuda a fornecer ao organismo a energia necessária para a prática das atividades, além de também ajudar a repor a energia dispensada durante o treino, garantindo que o organismo se recupere de maneira rápida e saudável.
“Uma alimentação saudável, variada e personalizada, ou seja, individual e específica para cada pessoa, é fundamental para a prática de atividades físicas. É necessário que cada pessoa procure um nutricionista, pois cada indivíduo possui as suas individualidades e necessidades. A alimentação precisa ser focada na rotina de cada um, respeitando as preferências alimentares e também se existe a presença de alguma patologia”, afirma a nutricionista esportiva, Tatiana Carvalho.
Alimentação pré-treino
No pré-treino, segundo a nutricionista, a alimentação é responsável por fornecer energia e dar condições ao corpo para realizar qualquer exercício. Por isso, o ideal é consumir alimentos ricos em carboidratos. “O carboidrato oferece o aporte necessário para dar energia no pré-treino e, durante o treino, ele promove o aumento do desempenho e também evita a fadiga ao final do exercício”, explica a nutricionista.
O ideal é se alimentar cerca de uma hora antes do treino e consumir fontes de carboidratos complexos, assim como pão integral, granola, batata doce e frutas como a laranja e a maçã, que possuem baixo índice glicêmico. Ou seja, são alimentos digeridos e transformados em glicose mais lentamente, mantendo uma estabilidade na produção e liberação de energia para o organismo.
Um pouco de cafeína também estimula o metabolismo e ajuda a emagrecer. Segundo estudos, o consumo de 2 a 3 xícaras de café antes do treino ajuda a evitar dores musculares e estimula o corpo a usar mais a gordura do que carboidrato como fonte de energia.
Alimentação pós-treino
Depois do treino, o organismo fica carente de nutrientes, vitaminas e minerais. Por isso, é indispensável fazer uma refeição até uma hora após a prática de exercícios, para repor as fontes de energia que foram gastas. “No pós-treino, os carboidratos recompõem as reservas de glicogênio. Enquanto isso, as proteínas ajudam a recuperar as fibras musculares, que normalmente são rompidas durante o treino”, acrescenta a nutricionista Tatiana.
Consumir fontes de proteínas e carboidratos de alto e moderado índice glicêmico, como, por exemplo, o mamão, o melão, a banana, a melancia e as barras de cereais, que são absorvidos mais rapidamente pelo organismo, vai fornecer os nutrientes e a energia necessária para a recuperação do organismo e deixá-lo pronto para o dia seguinte. Aveia e frutas oleaginosas também são boas opções para este momento.
Uma dica importante é substituir as bebidas esportivas por leite desnatado, fonte de proteínas e carboidratos de qualidade, além de ser absorvido rapidamente pelo organismo. Além de repor aminoácidos e sais minerais perdidos na transpiração, há estudos que indicam que o leite acelera a recuperação e aumenta o tempo em que a pessoa chegará à exaustão no treino seguinte.
O atum enlatado também pode ser substituído pela sardinha em lata. Além das proteínas essenciais para a recuperação, a sardinha tem muito mais gorduras ômega 3, que reduzem a inflamação e a dor muscular.
Sugestão Jasmine
Entre os nossos produtos, temos a linha Grain Flakes, as Superfrutas, as Sementes e os Mix de Sementes, as Frutas Crocantes e as Barras de Cereais, que são ideais para os lanches antes e depois do treino.