Exercícios Mindfulness: O estado de atenção plena ajuda até a emagrecer
Temos muitas demandas ao longo do dia e vivemos em um mundo que nos pede uma agilidade fora do normal. Quantas vezes paramos para nos concentrar em apenas uma atividade? É comum responder a e-mails enquanto almoçamos, repassar mentalmente no banho pontos de uma reunião e falar ao telefone ao mesmo tempo em que praticamos uma atividade física. Esses hábitos parecem bem práticos e inofensivos, mas nos impedem de focar no tempo presente, o que prejudica diretamente a qualidade de vida e o autoconhecimento. Para nos ajudar a viver bem o momento, existem os exercícios Mindfulness, uma técnica milenar voltada para o estado de atenção plena.
O que é o Mindfulness?
Ninguém entende mais de bem-estar e consciência mental do que os orientais. Não por acaso, a técnica Mindfulness nasceu no oriente e é parte da cultura budista. Os exercícios pregam a necessidade de se conectar a uma única atividade, o que gera mais produtividade e ajuda a combater problemas da vida moderna, como a ansiedade e o estresse.
Embora a meditação e o Mindfulness sejam constantemente comparados, são práticas bem diferentes. Enquanto a primeira técnica é focada em visualizações, a segunda é voltada a exercícios mais objetivos, para que a consciência reconheça o presente e consiga lidar melhor com os problemas.
Exercícios Mindfulness
A técnica pode parecer difícil de ser colocada em prática, mas alguns exercícios básicos ajudam a se familiarizar com o Mindfulness. Conheça alguns:
Ao tomar banho
O banho é uma das atividades mais relaxantes do nosso dia. E potencializar esse momento é simples. O segredo é se concentrar em cada etapa, estímulo e sensação que o banho proporciona. Sinta a água caindo, a temperatura e o movimento que as gotas fazem no seu corpo, assim como os aromas e as texturas dos produtos que utiliza. Concentre-se apenas nessa atividade e esforce-se para voltar a atenção ao que está fazendo mesmo que seus pensamentos tentem fugir desta situação.
Ao respirar
A respiração é uma atividade tão automática que nem prestamos atenção nela. Mas saiba que isso é um erro. É essencial focar nesse movimento, em como o ar entra e sai, no tempo que leva cada inspiração e expiração e na temperatura do ar. Esse é um exercício que ajuda a pessoa a se reconectar consigo e é uma das atividades mais eficientes para aliviar crises de estresse e ansiedade.
Ao escovar os dentes
Sempre que cumprir essa tarefa, atente-se para o sabor da pasta dental e para os movimentos que faz com a escova, sinta o ardor em alguns pontos das suas papilas gustativas, gengiva e a língua.
Ao lavar a louça
É possível aplicar a técnica Mindfulness até nas atividades domésticas. Ao lavar a louça, por exemplo, sinta o contato com a água, a textura da esponja e da espuma, o movimento que faz ao esfregar e ao enxaguar as peças.
Ao arrumar a cama
Preste atenção em cada movimento, como dobrar os cobertores, estender o lençol e afofar os travesseiros. Sinta as diferenças entre os itens que compõem a cama, aproveite os aromas e observe a mudança que essa organização trouxe ao ambiente.
Ao se exercitar
Enquanto pratica uma atividade física, experimente abrir mão de música, TV e conversas. Concentre-se nos movimentos, na contração dos músculos e na respiração.
Mindful Eating
Os princípios do Mindfulness podem ajudar até a emagrecer. O Mindful Eating é a prática da alimentação consciente, com foco total no momento da refeição. Para os especialistas, a técnica também ajuda a reduzir a compulsão alimentar.
Para atingir esses resultados, nada de usar o momento da refeição para ler notícias, ouvir rádio ou mexer no celular. Reserve sua atenção unicamente para o ato de sentir aromas, texturas e sabores que o alimento oferece. Concentre-se também na mastigação, sem ter pressa, e, se puder, feche os olhos para ampliar os outros sentidos.
O Mindful Eating também ajuda a identificar se a fome é física ou emocional:
Fome física: É aquela que cresce gradualmente, é sentida no estômago e mais fácil de ser saciada.
Fome emocional: É aquela que surge de repente, é um desejo mental e mais difícil de ser saciada. Para eliminá-la, procure fazer alguma atividade que ajude a muda o foco e relaxar.
Mude aos poucos a forma como realiza cada atividade do seu dia. Quanto mais aplicar a técnica, mais benefícios você irá sentir na sua rotina. E até os hábitos mais banais, que parecem tão entediantes, poderão ter um novo significado para você.