Fale Conosco

Dia da Mulher: Dicas Para Uma Vida Mais Saudável e Leve

por jasmine
em 08/03/2023

Seja em casa, na empresa, casada, solteira, com filhos ou sem filhos, a luta feminina não se limita em mudar a imagem e estilo de vida da “mulher de antigamente” para a “mulher moderna”. A luta está, justamente, na busca pela liberdade e equidade. Pela possibilidade de ser protagonista de sua jornada, ter autonomia sobre seu próprio corpo e desenvolver, ativamente, seu papel social, político e econômico, sendo respeitada e valorizada por isso. Assim, há mais de um século, a data é pautada em reflexões, discussões e celebrações de conquistas.

No entanto, dentro de jornadas duplas – e, às vezes, triplas – de trabalho, a exaustão e sobrecarga são grandes dificultadores para o desenvolvimento pessoal, financeiro e profissional. E surge um cenário ainda mais desafiador: Como manter uma vida saudável e ter tempo para si? Onde está o equilíbrio? 

Confira abaixo algumas recomendações para manter uma vida leve e balanceada:

1 –  Divida tarefas 

Há uma rede de pessoas à sua volta, com quem divide sua rotina? Que tal buscá-las para uma conversa, pontuando onde podem contribuir para a melhora da sua qualidade de vida e busca por seus objetivos? 

Descentralizar e delegar funções dentro das relações pessoais é extremamente importante para a adoção de qualquer rotina saudável.

2 –  Dê preferência para uma alimentação mais saudável:

Ter uma alimentação saudável significa saber equilibrar suas as escolhas, considerando variar alimentos ditos como saudáveis e não saudáveis. Sempre que puder:

  • Ingira frutas, verduras e legumes diariamente; 
  • Prefira os cereais integrais ao invés de refinados; 
  • Prefira os cortes mais magros (caso consuma carnes); 
  • Opte por alimentos com baixo teor de gorduras;
  • Evite alimentos ultraprocessados.

Caso tenha vontade de comer um alimento considerado não saudável, se permita e consuma com moderação.

3 –  Pratique exercícios físicos regularmente

 Além de serem importantes para a prevenção de doenças como osteoporose, doenças cardiovasculares, diabetes, obesidade, diminuição de chance de aparecimento de alguns tipos de cânceres, entre outros, os exercícios físicos feitos regularmente, auxiliam na melhora da saúde mental, do estresse e da auto estima.

 4 –  Dê atenção à saúde mental

 Sem preconceitos ou ideias antiquadas quanto ao cuidado mental, quando falamos em vida saudável, não devemos nos preocupar somente com o físico. As doenças emocionais afetam cada dia mais a vida das pessoas e falando especificamente de mulheres, temos algumas particularidades hormonais ao longo da vida como: menstruação, gravidez, amamentação e menopausa. 

Além da questão biológica, há as pressões sociais estabelecidas há muito tempo pelo patriarcado, como padrões estéticos a sobrecarga de trabalho dentro e fora de casa.

São muitos fatores que contribuem para a exaustão mental, depressão, alterações de humor, por isso, é muito importante, se possível, ter um acompanhamento profissional para cuidar da mente.

 5 –  Cuide do seu sono 

Uma boa noite de sono é fundamental para manter-se saudável e ele é considerado restaurador quando você acorda bem disposto. O sono é essencial para a reparação de tecidos, crescimento, memória e aprendizagem. 

Pratique a higienização do sono, que consiste num conjunto de medidas que buscam preparar o organismo para que o horário de dormir seja prazeroso e que proporcione maior qualidade do sono. A seguir listaremos os principais pontos a serem inseridos na sua rotina diária, de acordo com o Instituto do Sono, lembrando que mesmo que você não consiga seguir todas as recomendações, o ideal é tentar a maior quantidade que puder.

  •  Definir horários para dormir e acordar;
  • Evitar consumir bebidas estimulantes (cafeína, chocolate, bebidas alcoólicas, chá preto, chá verde e refrigerantes) pelo menos seis horas antes de dormir;
  • No jantar, evitar comer alimentos muito pesados, além de evitar estimulantes como açúcares ou comidas picantes;
  • Praticar exercícios físicos com regularidade, respeitando uma janela de pelo menos quatro horas antes do horário de ir dormir;
  • Ficar longe de telas, como celulares, televisão e tablets, na cama pelo menos uma hora antes de dormir;
  • Evitar cochilos durante o dia. Se não for possível, impedir que eles se estendam por mais de 45 minutos ou que aconteçam ao final do dia.
  • Manter o quarto escuro, com luz indireta e diminuta;
  • Controlar a temperatura do quarto, dando preferência por aquelas mais amenas;
  • Usar pijamas confortáveis e adequados para o clima;
  • Manter o ambiente silencioso e tranquilo;
  • Não usar a cama ou o dormitório para outras atividades não relacionadas ao dormir, como trabalhar ou estudar.

6 –  Realize exames periodicamente

Os exames são indispensáveis para diagnosticar precocemente doenças e assim receber as orientações corretamente. Ao menos uma vez por ano, é preciso realizar exames importantes, como a mamografia e papanicolau. A frequência pode ser menor, dependendo da idade, do histórico familiar e de outros fatores de risco. Visite um médico regularmente.

7 –  Empodere-se

O empoderamento vem a partir do autoconhecimento. É muito importante manter o corpo saudável, mas sem se deixar levar pela cultura da magreza e as pressões estéticas estabelecidas pela sociedade. 

Atenção aos conteúdos que consome na televisão e redes sociais, principalmente aqueles que compartilham a ideia  de vida e corpo ideal, com padrões inalcançáveis e incompatíveis com sua rotina. 

Lembre-se: Se não há comparação, não deve haver cobranças. Poupe-se de frustrações ao se conhecer, se permitir e, principalmente, se cuidar!

PARA SE INSPIRAR

Conversamos com nossas colaboradoras, mulheres que fazem a Jasmine, para saber um pouco mais sobre suas rotinas, objetivos, referências e ideais. Vem conhecer nossas jornadas femininas!

MAIS DICAS

Quer saber mais sobre alimentação, saúde e bem-estar?
Então, confira essas matérias aqui do blog:
Mulheres que Fizeram História
Saúde da Mulher: Dicas de Alimentação para TPM, Gravidez e Menopausa
Outubro Rosa: Prevenção e Cuidado

GOSTOU DESSAS INFORMAÇÕES?

Aqui em nosso blog e nas nossas redes sociais, você encontra diversos conteúdos completos sobre alimentação. Fique de olho!
Conte sempre com a Jasmine que possui diversos produtos integrais, orgânicos, sem glúten e zero açúcar.

 

Referências:
PUC/SP | Problemas como sono afetam cerca de 40% da população mundial
GOV.BR | Dia da mulher: recomendações para uma vida mais saudável
Vida Saudável Einstein | Saúde da mulher: tudo o que você precisa saber sobre o tema


Compartilhe
Assine nossa newsletter para receber artigos exclusivos como esse
Newsletter

Faça parte desse movimento pela alimentação consciente!

Formulário de contato financeiro

Formulário de contato logística

Formulário de contato compras

Formulário de contato comercial

Para falar com nossa assessoria ou com o nosso time de Marketing envie e-mail para: mkt@mdiasbranco.com.br

SAC/Atendimento ao consumidor 0800 701 8003

Seus dados estarão em segurança. A qualquer momento você poderá deixar de receber as nossas mensagens. Política de Privacidade
Pular para o conteúdo