Os benefícios do Kefir: a bebida fermentada da moda
Sentir-se bem. Como não se render a um alimento que tem esse significado? O kefir é um leite fermentado a partir de grãos parecidos com uma couve-flor, ricos em lactobacilos vivos e leveduras. O nome se deriva da palavra keif, que significa sentir-se bem em turco. Sua textura é igual à do iogurte, mas sua riqueza nutricional vai muito além. Trata-se de um alimento probiótico, isto é, rico em bactérias benéficas para a flora intestinal.
Benefícios do kefir
Ficou curioso para saber um pouco mais sobre esse alimento? Confira suas vantagens.
É mais potente do que o iogurte
O iogurte é um alimento cheio de benefícios. São poucas as opções disponíveis, no entanto, que realmente tem ação probiótica, uma vez que a maioria é rica em açúcar e contém agentes artificiais, como corantes e conservantes. Já o kefir contém quantidades muito altas de lactobacilos vivos.
Alivia problemas digestivos
O kefir é um aliado para equilibrar a flora intestinal. Isso é especialmente importante porque é o desequilíbrio da flora que ocasiona problemas como síndrome do intestino irritável, gastrites e úlceras.
Contém propriedades antibacterianas
O alimento é um potente agente antibacteriano, que ajuda no combate a bactérias como salmonella, Helicobacter Pylori e E. Coli, além de reduzir processos inflamatórios do trato gastrointestinal.
Opção para intolerantes à lactose
Em geral, o kefir preparado com leite de vaca costuma ser ingerido por quem tem intolerância à lactose. Isso porque as bactérias presentes nos grãos consomem a lactose e tornam a digestão do produto mais fácil.
É versátil
Há diversas formas de se consumir o kefir. Ele serve de acompanhamento de frutas, pode ser colocado em vitaminas ou smoothies e, até mesmo, ser ingrediente de molhos para salada.
Como preparar o kefir
Você pode comprar os grãos de kefir, o que é mais difícil, ou encontrar um doador da levedura. Na internet, há várias informações sobre o tema.
Utilize 1 colher de sopa de grãos para cada 200 ml de leite. Você pode escolher um leite de origem animal ou um leite vegetal, se precisa diminuir ou eliminar o consumo de lactose. Opções não faltam, como leite de amêndoas, soja, coco, aveia ou arroz. É importante deixar o kefir fermentar em temperatura ambiente por 24 horas. Depois, filtre, lave os grãos em água corrente e adicione em um novo pote com leite.
Você pode ainda fazer a preparação com água e açúcar mascavo. Para isso, coloque em um recipiente de vidro 1 colher de sopa de açúcar mascavo, 3 colheres de sopa de grãos de Kefir e 250 ml de água mineral filtrada. Tampe e deixe fermentar por 24 horas em temperatura ambiente. Passado esse período, coe e bebida e separe o líquido que irá beber. Reinicie o processo com os grãos lavados para produzir mais kefir.
Dica importante: Não use potes ou peneiras de alumínio nem de outro tipo de metal, pois esses elementos podem eliminar as propriedades nutricionais do kefir.
Sugestão Jasmine
Quer preparar o seu kefir com leite vegetal? A Jasmine conta boas opções. O Biov Orgânico é uma bebida nutritiva, que traz todos os benefícios do arroz e da aveia orgânicos prontos para beber. Sem glúten e sem lactose, é a opção ideal para intolerantes às substâncias e veganos. O Biov está disponível na versão líquida (nos sabores aveia, arroz original e arroz com amêndoas) e na versão em pó (sabores original, cappuccino e chocolate). A bebida oferece a mesma quantidade de cálcio que um copo de leite. Temos também o açúcar mascavo orgânico, para você preparar o seu kefir com água.