Fale Conosco

Glúten: 8 coisas que você precisa saber antes de tirá-lo da dieta

por jasmine
em 16/02/2017

Você conhece algum componente dos rótulos de alimentos mais falado do que o glúten? Pois é, presente na maioria dos industrializados, essa proteína tem ficado famosa à medida em que seu consumo tem sido associado ao ganho de peso e, logo, sua retirada da dieta é vista como uma das estratégias mais indicadas para perder quilos. Mas, por trás dessa lógica simplista e bem questionável, existe um tanto de informações importantes e que você, de fato, deve saber sobre o glúten. Vamos a elas.

Conheça os mitos e verdades em relação ao glúten. (Foto: Istock)

Conheça os mitos e verdades em relação ao glúten. (Foto: Istock)

8 coisas que você precisa saber sobre o glúten

1. Glúten não é carboidrato

De tanto ser considerado o vilão da balança, muita gente acha que glúten é carboidrato. Mas não é. O glúten – ou “cola”, em latim – é a proteína presente naturalmente em cereais como o trigo, a cevada e o centeio. Entre as suas funções, ele é responsável por proporcionar elasticidade às massas, ajudando-as a crescer, a manter o seu formato e a deixá-las mais macias. Resultado disso é que o glúten está em grande parte dos alimentos produzidos e consumidos no dia a dia, assim como pães, bolos, massas, biscoitos, cereais, pizzas, empanados e molhos, entre outros.

2. Só 1% da população é celíaca

Dados da Federação Nacional das Associações de Celíacos do Brasil – Fenacelbra mostram que cerca de 1% da população mundial é celíaca, isto é, não pode consumir glúten sob hipótese nenhuma.

3. Doença celíaca é autoimune

A doença celíaca é uma doença autoimune, isto é, leva o nosso organismo a produzir um ataque contra si próprio. Nesse caso, o corpo provoca um processo inflamatório crônico do intestino delgado sempre que algum produto que contém glúten na composição ou no processo de fabricação é consumido. Ou seja, quando em contato com qualquer quantidade de glúten, o organismo estimula a linha de defesa a produzir anticorpos para combater a proteína e acaba por atacar a si mesmo.

4. Sintomas vão de diarreia a esterilidade

Ao atacar a si próprio, o organismo favorece o aparecimento de doenças que se manifestam com sintomas como diarreia crônica, prisão de ventre crônica, distensão abdominal, vômitos, dor abdominal, desnutrição com déficit de crescimento, esterilidade, abortos de repetição e doenças neurológicas.

5. Glúten só engorda celíacos

Nos celíacos, o consumo do glúten faz com que as células produzam substâncias pró-inflamatórias, favorecendo o aparecimento de doenças crônicas, como é o caso, por exemplo, da obesidade. Em quem não tem a doença celíaca, tirar o glúten pode até emagrecer, uma vez que o indivíduo vai deixar de comer as principais fontes de carboidrato de sua dieta, como pão, doces e bolos, mas, que fique claro, o mérito não é do glúten, mas do corte de calorias.

5. Para celíacos, único remédio é cortar o glúten da dieta

Atualmente, o único tratamento disponível para a doença celíaca é a dieta sem glúten. Ou seja, os celíacos devem eliminar o glúten total e definitivamente da sua alimentação, incluindo produtos que possam conter, até mesmo, traços da proteína ou que tenham sofrido contaminação cruzada.

6. Sensibilidade não é intolerância

A sensibilidade ao glúten é uma forma branda de intolerância a essa proteína, quando o organismo apresenta uma dificuldade para digeri-la, causando sintomas gastrointestinais, como desconforto abdominal, diarreia e constipação. Em pessoas com sensibilidade ao glúten, o consumo da proteína desencadeia esses sintomas clínicos, mas o sistema imune permanece inato, ou seja, o organismo não produz anticorpos para combatê-lo, como acontece na doença celíaca.

7. Diagnóstico só com teste

Tanto a doença celíaca como a sensibilidade ao glúten são diagnosticadas por meio de exames e testes clínicos específicos. Por isso, a retirada de quaisquer alimentos do cardápio, inclusive o glúten, só deve ser feita a partir de uma recomendação e acompanhamento médico e nutricional especializado.

Sugestão Jasmine

Entre os nossos produtos, oferecemos algumas opções sem glúten, como os Cookies Integrais Sem Glúten e os Biovs de Arroz e Arroz com Amêndoas. Além disso, também oferecemos produtos que são naturalmente sem glúten, como o Amaranto em Flocos, o Tahine, o Arroz Integral e alguns produtos da Linha Gourmet Integral. Eles são produzidos em maquinário separado e com todo o cuidado necessário para evitar qualquer tipo de contaminação, garantindo opções seguras para o cardápio de celíacos ou pessoas com algum grau de sensibilidade ao glúten.


Compartilhe
Assine nossa newsletter para receber artigos exclusivos como esse
Newsletter

Faça parte desse movimento pela alimentação consciente!

Formulário de contato financeiro

Formulário de contato logística

Formulário de contato compras

Formulário de contato comercial

Para falar com nossa assessoria ou com o nosso time de Marketing envie e-mail para: mkt@mdiasbranco.com.br

SAC/Atendimento ao consumidor 0800 701 8003

Seus dados estarão em segurança. A qualquer momento você poderá deixar de receber as nossas mensagens. Política de Privacidade