Fale Conosco
primeira papinha
primeira papinha

Alimentação saudável desde a primeira papinha

por jasmine
em 29/04/2014

Saiba quais os alimentos mais indicados para fazer as primeiras papinhas e como introduzi-los na dieta do seu bebê

A inserção dos primeiros alimentos é uma etapa que exige atenção, cuidado e, principalmente, paciência e carinho por parte dos pais. Até completar seis meses de vida, apenas o leite materno costuma suprir as necessidades para o completo desenvolvimento do bebê. Após esse período, a indicação é inserir gradativamente novos ingredientes, sabores e texturas na dieta do pequeno.

Segundo Javier Andrés Vilanova Garcia, doutor e professor em nutrição e consultor da Jasmine Alimentos, a inserção de alimentos sólidos deve ser gradual e qualitativa, sempre com acompanhamento de um pediatra ou nutricionista. “Eles devem ser empregados após os primeiros cinco ou seis meses de vida como complemento da amamentação”, ressalta.

Novos Sabores

As frutas devem ser os primeiros novos sabores oferecidos nesta fase de transição alimentar do bebê, sendo uma de cada vez e em forma de suco ou papinhas. Logo após, os ingredientes salgados também podem começar a fazer parte do cardápio, segundo a nutricionista Flávia Ferreira Sguario. “No começo, indicamos preparar as papinhas com apenas um tipo de fruta antes de começar a misturar ingredientes. Também indicamos colocar, no máximo, três tipos de legumes para a criança aprender a saborear cada um, reconhecendo o seu sabor e desenvolvendo o seu próprio paladar”, recomenda a nutricionista. “Por isso, não recomendamos bater os alimentos no liquidificador e, sim, apenas cozinhar e amassá-los com um garfo”, complementa.

Tipos
Enquanto para as primeiras papinhas, a sugestão é escolher legumes mais adocicados, remetendo ao sabor do leite materno, como a cenoura, a abóbora, batata doce e a batata, a iniciação das frutas, segundo a nutricionista Flávia, deve ser feita preferencialmente com banana, pera, mamão e maçã. “Alimentos industrializados e temperos prontos (por conterem muita química e aditivos), além do tomate (por sua acidez e uso intenso de agrotóxico) e do leite de vaca, entre outros, como açúcares refinados e refrigerantes devem ser evitados neste período de transição alimentar, pois podem não ser tolerados pela criança ”, exemplifica a nutricionista.

Reações
Quando um novo alimento é apresentado ao bebê, é importante que os pais fiquem atentos às reações comportamentais e fisiológicas do seu filho. “Se a criança chora de forma contínua, vomita, fica agitada, ofegante ou inquieta, o alimento pode não ter sido bem aceito”, explica o consultor Javier, ressaltando a importância de uma consulta ao pediatra e nutricionista quando houver, por exemplo, uma alta produção de gases, diarreia ou urina de cor ou cheiro atípicos. Afinal, as crianças podem ter, de forma congênita, intolerâncias, alergias, insuficiências e outros elementos herdados, que podem influenciar de forma negativa na etapa de uma complementação e até de uma transição do líquido para o sólido. “Dessa forma é preciso sempre estar atento a qualquer reação diferente da criança ao ingerir um alimento novo e, por isso, os alimentos de origem vegetal são os mais apropriados desde o ponto de vista nutricional, metabólico e até imunológico”, acrescenta.

Sugestões
Considerando o longo caminho até a maturidade imunológica das crianças, os alimentos vegetais e orgânicos são uma opção por excelência. “Os mingaus e as papinhas da Jasmine preenchem todos esses requisitos, sendo 100% vegetais, orgânicos, sem adição de açúcar refinado nem aditivos artificiais”, finaliza Javier.

Fontes:

Javier Andrés Vilanova Garcia – Doutor e professor em nutrição e consultor da Jasmine Alimentos
Flávia Ferreira Sguario – Nutricionista funcional


Compartilhe
Assine nossa newsletter para receber artigos exclusivos como esse
Newsletter

Faça parte desse movimento pela alimentação consciente!

Formulário de contato financeiro

Formulário de contato logística

Formulário de contato compras

Formulário de contato comercial

Para falar com nossa assessoria ou com o nosso time de Marketing envie e-mail para: mkt@mdiasbranco.com.br

SAC/Atendimento ao consumidor 0800 701 8003

Seus dados estarão em segurança. A qualquer momento você poderá deixar de receber as nossas mensagens. Política de Privacidade