

Dicas de alimentos que combatem a insônia
Há cada vez mais compromissos em todos os dias da semana. Até mesmo à noite, antes de dormir, é preciso checar o celular para organizar o dia seguinte. Esse excesso de preocupação ocasiona um inevitável cansaço físico e mental que pode ocasionar insônia. Por mais que a pessoa só queira desligar a mente e dormir, o sono não vem.
Estudo mostram que é um problema bem comum: duas em cada dez pessoas no mundo têm problemas para dormir. As consequências da insônia são diversas e vão desde fadiga exagerada e irritabilidade até obesidade e depressão.
Inserir alimentos específicos na dieta ajuda a melhorar esse quadro. É que alguns nutrientes colaboram para reduzir os hormônios do estresse e ajudam na produção de outros que promovem relaxamento.
Alimentos para dormir bem
Antes de qualquer coisa, é preciso retirar da rotina alimentar produtos que são estimulantes e colaboram para a insônia, como a cafeína e o açúcar. Feito isso, saiba quais são os itens que estão liberados para uma boa noite de sono.
Aveia
Além de ser um alimento bom para o coração, a aveia é fonte de um aminoácido chamado triptofano, importante para a produção de melatonina. Na presença desse hormônio, o corpo relaxa mais rápido e o resultado é uma noite de sono mais contínua. O alimento é especialmente indicado para idosos. Por isso, nada melhor do que um mingau de aveia antes de dormir.
Leite
Mais uma vez, o triptofano está presente para garantir um bom sono. Por isso, aquele leitinho morno com mel é uma ótima pedida à noite.
Chá de camomila
Um relaxante natural, esse chá aumenta o nível de glicina, um aminoácido que ajuda no relaxamento muscular. Para adoçar, acrescente um fio de mel!
Amêndoa
Essa oleaginosa contém minerais importantes para combater a insônia, como o zinco, ferro e magnésio. Além disso, também é fonte de triptofano, que colabora para o bem-estar.
Couve
A couve promove relaxamento muscular, além de ser fonte de magnésio. Quando há carência desse mineral no organismo, o resultado pode ser problemas como depressão, insônia e fadiga.
Espinafre
Esse vegetal é fonte de taurina e ácido fólico, nutrientes que ajudam a regular a liberação de neurotransmissores que reduzem o estresse e, com isso, colaboram para uma boa noite de sono.
Banana
A fruta mais popular no país também ajuda na qualidade do sono. Isso porque a banana exerce um papel importante na produção de serotonina, hormônio que promove o relaxamento.
Linhaça
A linhaça é rica em ômega 3, ácido graxo que ajuda na regulação dos neurotransmissores. Por isso, o grão é um aliado no combate de problemas como a ansiedade, a irritabilidade e a depressão.
Maracujá
É o mais famoso calmante natural. Por isso, vale incluir o suco da fruta no cardápio diário e escolher um chá, mingau de aveia ou leite quente para a noite.
Sugestão Jasmine
Quer dormir melhor? A Jasmine possui produtos que ajudam a alcançar esse objetivo, como a aveia e a linhaça. Conheça nossa linha completa de produtos e vivencie todos os benefícios de uma alimentação mais saudável.