Alimentos que ajudam a prevenir e aliviar dores nas articulações
As dores nas articulações são problemas bastante frequentes que podem variar desde um incômodo de baixa intensidade até um desconforto incapacitante, acompanhado por vermelhidão, inchaço e rigidez.
Também conhecido como dor nas juntas, esse sintoma tem muitas causas diferentes que vão desde doenças infectocontagiosas e lesões até doenças autoimunes, por exemplo:
- Artrite reumatoide;
- Artrose ou osteoartrite;
- Caxumba;
- Chikungunya;
- Condromalácia patelar;
- Dengue;
- Doença de Lyme;
- Febre reumática;
- Gota;
- Hepatite A, B e C;
- Lesões mecânicas;
- Lúpus;
- Síndrome de Reiter;
- Tendinite;
- Zika.
Alimentos que ajudam a prevenir e aliviar dores nas articulações
Ter uma alimentação saudável em geral é a chave para evitar e controlar grande parte das doenças e dos problemas de saúde que nos afetam. Porém, existem alguns alimentos que se destacam quando o assunto é prevenir e aliviar as dores nas articulações. Conheça os principais:
Amaranto
O amaranto é um cereal que se destaca pelo seu teor de proteínas de alto valor biológico, pois ele tem um excelente equilíbrio de aminoácidos essenciais (que não são produzidos pelo organismo).
O poder do amaranto no combate às dores nas articulações está na lunasina, um peptídeo (cadeia de aminoácidos), que tem um importante efeito anti-inflamatório.
Aveia, arroz integral e banana
A aveia em flocos, o arroz integral, a banana e o farelo de aveia oferecem boas quantidades de vitaminas do complexo B, que ajudam a combater os processos inflamatórios.
Esses alimentos são especialmente recomendados para aliviar os sintomas da artrite reumatoide devido à presença da vitamina B6, também conhecida como piridoxina.
Castanhas e sementes
Alimentos como amêndoas, amendoim, avelãs, castanha-de-caju, castanha-do-pará, nozes e pistache também oferecem vitaminas do complexo B, além de fornecer boas quantidades de minerais importantes para a saúde dos ossos e articulações, como cálcio e magnésio.
Essas propriedades também são encontradas nas sementes, especialmente na semente de girassol e na semente de abóbora. Esses alimentos ainda contêm vitamina E, que tem um importante efeito antioxidante.
Chia e linhaça
A chia e a linhaça têm propriedades nutricionais bastante parecidas, fornecendo proteínas, fibras e gorduras saudáveis, especialmente o ácido graxo ômega-3, que está presente em altas quantidades nessas sementes.
Embora seja mais conhecido por equilibrar os níveis de colesterol e prevenir doenças cardiovasculares, as propriedades anti-inflamatórias do ômega-3 também ajudam a aliviar os processos que causam inchaço, vermelhidão e dores nas articulações.
Frutas vermelhas e roxas
As frutas vermelhas e roxas têm sua cor característica devido à presença das antocianinas, pigmentos pertencentes ao grupo dos flavonoides. Além de dar a coloração típica a essas frutas, as antocianinas combatem os radicais livres e as moléculas inflamatórias.
Por isso, consumir frutas como açaí, ameixa, amora, cereja, cranberry, framboesa, goji berry, jabuticaba, mirtilo, morango e uva é uma boa forma de prevenir e combater as dores nas articulações.
Maçã, alho, cebola
A quercetina é uma substância com propriedades antioxidantes capaz de combater a rigidez que surge em várias doenças que afetam as articulações, como a artrite, a artrose e a osteoartrite.
Essa substância está presente em diversos tipos de frutas, especialmente na maçã, e também pode ser encontrada no alho e na cebola.
Peixes de águas frias
Os peixes típicos de águas frias, como anchova, atum, cavalinha, salmão e sardinha, são muito ricos em ômega-3, uma gordura benéfica para o organismo.
Além de contribuir para o bom funcionamento do sistema imunológico, o ômega-3 ajuda a neutralizar o estresse oxidativo causado pelos radicais livres e a combater os processos inflamatórios, aliviando assim as dores nas articulações.
A importância da alimentação saudável no combate às dores nas articulações
De modo geral, o excesso de peso é um fator que tende a agravar as dores nas articulações, pois os quilos a mais podem causar uma sobrecarga em regiões como tornozelos, joelhos e quadris.
Só por isso, já seria importante seguir uma alimentação equilibrada, mas ainda há outros motivos para evitar alguns dos produtos mais famosos por contribuir com o ganho peso. Afinal, a gordura saturada (presente na carne vermelha e outros produtos de origem animal), o açúcar refinado e o álcool aumentam a produção de substâncias inflamatórias no organismo, agravando os problemas articulares.
Por isso, vale a pena evitar esses produtos e dar preferência aos alimentos que evitam e combatem as dores nas articulações, pois eles trazem muitos outros benefícios à saúde de todo o organismo.