Fale Conosco
alimentos orgânicos
alimentos orgânicos

4 motivos para você escolher alimentos orgânicos

por jasmine
em 31/03/2017

Mercado de alimentos orgânicos cresce 40% ao ano: brasileiro tem optado por dieta saudável

Você sabia que, desde 2009, o Brasil é líder mundial no consumo de agrotóxicos? Especialmente para um país com grandes áreas cultiváveis e alta capacidade de produção de alimentos orgânicos, essa não é a melhor notícia. Porém, em contrapartida, segundo a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex), o mercado de alimentos orgânicos brasileiro cresce a taxas de 40% ao ano – número superior às médias dos Estados Unidos e da Alemanha.

“A alimentação orgânica tem se destacado entre aqueles que buscam hábitos alimentares mais saudáveis e se preocupam com a segurança dos alimentos que adquirem”, explica a nutricionista Erika Almeida.

A tendência positiva, no entanto, mostra que o caminho é longo. A legislação foi regulamentada apenas em 2011 e a produção brasileira ainda é feita por pequenos agricultores e empresários que apostam na consciência dos consumidores. Em países europeus, existem há anos redes de supermercados estritamente orgânicos – o que ainda não acontece no Brasil.

Horta orgânica garante consumo sem substâncias tóxicas

Horta orgânica garante consumo sem substâncias tóxicas

Alimentos Orgânicos

Quem compra orgânicos está contribuindo diretamente para a preservação do planeta em uma série de fatores. A nutricionista Érika apontou 4 motivos para consumir alimentos orgânicos, confira!

Motivo 1 – Os orgânicos estão livres de resíduos deixados pelos promotores de crescimento na produção de carnes.

Motivo 2 – Os orgânicos estão livres de agrotóxicos nas frutas, legumes e verduras, que podem provocar danos à saúde, como alguns tipos de doenças, e ao meio ambiente. Um levantamento da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) mostrou que 29% das 1.665 amostras de sete culturas de alimentos convencionais – ou seja, não orgânicos – estavam em desacordo com as normas de agrotóxicos.

Motivo 3 – A produção de orgânicos não utiliza produtos químicos que contaminam o solo e deixam resíduos nos alimentos.  No solo, essas contaminações podem perdurar décadas e causar impacto até em quem ainda nem nasceu.

Motivo 4 – As práticas de cultivo não agridem o meio ambiente, ou seja, não provocam erosão, desmatamento e preservam os mananciais. A rotação de culturas, o plantio consorciado e a compostagem favorecem que o solo se mantenha fértil e produtivo ano após ano.

Antes de ir às compras, porém, Érika sublinha que não devemos confundir alimentos orgânicos com naturais. “Um alimento natural, como o arroz integral, por exemplo, pode ser cultivado por meio da agricultura convencional e, portanto, não ser orgânico”, ressalta.

Com todos esses benefícios, que tal buscar uma alimentação orgânica e saudável para você e para o planeta em que seus filhos e as próximas gerações irão viver?

SUGESTÃO JASMINE
Quem quer investir no consumo de alimentos orgânicos pode contar com as diversas opções disponíveis entre os nossos produtos. São cookies, bebidas, grãos integrais e adoçantes naturais, todos orgânicos e saborosos, para você comer bem e mudar a sua alimentação pra melhor. Conheça a nossa linha de alimentos orgânicos!


Compartilhe
Assine nossa newsletter para receber artigos exclusivos como esse
Newsletter

Faça parte desse movimento pela alimentação consciente!

Formulário de contato financeiro

Formulário de contato logística

Formulário de contato compras

Formulário de contato comercial

Para falar com nossa assessoria ou com o nosso time de Marketing envie e-mail para: mkt@mdiasbranco.com.br

SAC/Atendimento ao consumidor 0800 701 8003

Seus dados estarão em segurança. A qualquer momento você poderá deixar de receber as nossas mensagens. Política de Privacidade