

17 superalimentos que devem estar no seu cardápio
Ultimamente, um dos termos mais usados na alimentação é “superalimento”. Por que alguns produtos naturais recebem esse título?
O termo quer dizer que o alimento é rico em uma variedade de nutrientes. Isto é, contém um conjunto de substâncias que o tornam extremamente benéfico à saúde e proporcionam uma melhor qualidade de vida, já que ajudam na prevenção de doenças e no bem-estar. Esses ingredientes também são poderosos antioxidantes, que combatem os radicais livres que atacam as nossas células e retardam o envelhecimento precoce de órgãos e tecidos.
Quais são os superalimentos naturais?
Ficou com vontade de inserir esses poderosos aliados da saúde em sua dieta? Confira alguns dos superalimentos que devem ser consumidos com regularidade.
Cacau
O chocolate é um dos doces mais apreciados no mundo e pode ser um grande aliado da saúde. Para isso, é preciso escolher uma versão amarga que tenha pelo menos 70% de cacau na composição. O cacau é rico em flavonoides, um poderoso antioxidante. Também é fonte de vitaminas e minerais, como o potássio, o cobre, o cálcio, o magnésio e o ferro. O alimento pode funcionar até como um antidepressivo leve, uma vez que contém triptofano, responsável pela produção de serotonina, neurotransmissor que promove o bem-estar.
Quinoa
É considerada o vegetal mais nutritivo que existe. Para ter ideia, a quinoa possui todos os aminoácidos essenciais que o organismo necessita para funcionar corretamente e possui mais ferro do que o feijão. Além disso, é rica em fibras, proteínas e vitaminas do complexo B e é fonte de cálcio e de ácidos graxos ômega 3 e 6. Esses ácidos são importantes para reduzir o colesterol ruim (LDL), prevenindo doenças cardiovasculares.
Açaí
É considerada a joia da Amazônia. A fruta é rica em cálcio e potássio, minerais importantes para o fortalecimento dos ossos. Além disso, possui mais antioxidantes do que a uva e, em conjunto com a vitamina E, reduz o colesterol ruim e melhora a circulação sanguínea. Também é fonte de fibras, que promovem saciedade e melhoram o trato digestivo.
Castanha-do-Pará
Também conhecida como castanha-do-Brasil, essa oleaginosa é a maior fonte de selênio conhecida. O mineral ajuda a combater os radicais livres, ativa a tireoide, contribui para a desintoxicação do organismo e fortalece o sistema imunológico. Indica-se consumir duas castanhas por dia.
Nozes
É uma oleaginosa rica em ômega 3, importante para a saúde cerebral, principalmente por ajuda a prevenir doenças como Alzheimer e Parkinson, além de melhorar a memória. Entre as oleaginosas, é a que possui maior teor de vitamina E, que protege os vasos sanguíneos e controla a pressão arterial. Consuma até quatro unidades por dia.
Amêndoa
Com baixo teor glicêmico, é fonte de antioxidantes, de gorduras monoinsaturadas, das vitaminas B1 e E, e de minerais. O consumo diário não deve passar de quatro unidades.
Linhaça
Essa semente é rica em ácidos graxos ômega 3 e 6, que ajudam no controle do colesterol e dos triglicérides. Também é fonte de fibras, proteínas, minerais e vitaminas C, E e do complexo B. O consumo regular ajuda no controle dos níveis de açúcar no sangue e fortalece o sistema imunológico.
Aveia
É fonte de cálcio, ferro, proteínas, vitaminas (especialmente do complexo B e E) e carboidratos. A aveia ainda é rica em fibras solúveis, que prolongam a sensação de saciedade e ajudam no bom funcionamento do intestino. Também possui fitoquímicos que protegem contra diversas doenças crônicas. O alimento também reduz os níveis de colesterol ruim (LDL) do sangue e atua no controle das taxas de glicose no sangue.
Maca peruana
Encontrada no Peru a mais de 4.500 metros de altitude, é uma raiz que parece um rabanete. É rica em proteínas, aminoácidos, vitaminas, minerais, carboidratos, fibras e os fitonutrientes. A maca contribui para a resistência imunológica, tem potencial afrodisíaco, melhora a vitalidade e a fertilidade.
Blueberry
Chamada de mirtilo no Brasil, é considerada a fruta da longevidade. O título se deve à sua riqueza de nutrientes, como flavonoides, antocianinas e resveratrol, que combatem o ataque dos radicais livres nas células. O teor dessas substâncias ultrapassa, até mesmo, o de vegetais como o espinafre, o repolho e o brócolis. Essa frutinha também tem ação anti-inflamatória e protege o cérebro das doenças degenerativas.
Gergelim
Essa é uma semente muito usada na medicina Ayurveda, um dos sistemas medicinais mais antigos do mundo. O alimento é ótimo para combater a prisão de ventre, já que as fibras correspondem a 10% da sua composição. Além disso, 20% do grão consiste em proteínas de alta qualidade, que ajudam na formação e manutenção dos músculos. Também é fonte de minerais essenciais e fitoesterois, que ajudam a reduzir os níveis de colesterol LDL.
Cranberry
É outra fruta que possui uma alta concentração de antioxidantes. Ela tem efeito antibacteriano, o que ajuda a prevenir infecções do trato urinário. Também contém vitamina A, C e D, fibras, manganês e fitoquímicos.
Goji Berry
Essa pequena fruta é a fonte mais rica de vitamina C disponível atualmente. Também possui aminoácidos e uma enorme concentração de antioxidantes (cerca de 25 mil unidades para cada 100g).
Chia
É rica em substâncias essenciais, como ácidos graxos poli-insaturados, fibras e proteínas (especialmente as compostas por aminoácidos essenciais, que o organismo não produz). A chia também é fonte de minerais e ômega 3, ácido graxo com ação anti-inflamatória que ajuda a prevenir o surgimento de diversas doenças.
Soja
Alimento muito consumido por vegetarianos, graças à alta concentração de proteínas (cerca de 40%). A soja também é rica em fibras solúveis, que contribuem para a redução do colesterol e também para o controle dos níveis de açúcar no sangue. Já as fibras insolúveis do alimento auxiliam as funções intestinais e aumentam a saciedade. Ainda é fonte de isoflavonas, que combatem sintomas da TPM e da menopausa.
Spirulina
É uma bactéria fotossintetizante extremamente nutritiva, que se parece com uma alga. Possui mais proteínas do que a carne vermelha.
Semente de abóbora
Dentre os nutrientes, destacam-se as fibras e uma grande lista de minerais: enxofre, fósforo, magnésio, cálcio, potássio, cobre, zinco, manganês e ferro. A semente colabora para a manutenção da saúde do intestino, do coração, dos rins e dos ossos, além de regular o sono, aumentar a imunidade, prevenir e combater infecções bacterianas, virais e fúngicas.
Sugestão Jasmine
A Jasmine conta com uma grande variedade de produtos que contém esses superalimentos para você investir em uma melhor qualidade de vida. Conheça nossa linha completa de produtos.