

5 ingredientes sem glúten
De acordo com dados de 2019 da Organização Mundial de Saúde (OMS) cerca de 1% da população mundial tem a doença celíaca. Entretanto, de acordo com a Federação Nacional das Associações de Celíacos do Brasil (Fenacelbra), não há estatísticas claras sobre a doença no Brasil.
Além de parte da população que apresenta intolerância ao glúten, há ainda aqueles que sentem desconfortos moderados quando ingerem essa proteína. Para essa parcela da população, a redução do glúten na dieta já é capaz de apresentar benefícios para a saúde, especialmente na digestão.
Se você faz parte de um desses grupos, deixar de comer bolos, massas e pães não é a única forma de evitar o glúten. Você pode continuar tendo todos esses itens na sua alimentação, desde que fique atento a produtos feitos com ingredientes sem glúten. Neste artigo, listamos alguns desses itens para que você possa dar um up na sua alimentação. E, claro, não deixe de recorrer a um profissional de saúde para acompanhá-lo.
O que é glúten?
O glúten é uma proteína que pode ser encontrada de forma natural no trigo, no centeio, no malte e na cevada. Como consequência, produtos que levam esses ingredientes em sua composição podem conter a substância, o que inclui pães, bolos, massas e bebidas alcoólicas como cerveja. Porém, ainda é possível contaminar outros alimentos pelo manuseio dos mesmos utensílios e equipamentos com resquícios desses ingredientes que contenham glúten, ou seja, pela contaminação cruzada.
Não há consenso de que o glúten faça mal para a saúde. Algumas pessoas que reduzem a ingestão de alimentos com glúten percebem melhorias na qualidade de vida, o que inclui digestão mais leve e menor sensação de inchaço. Por essa razão, dietas que estimulem a redução do consumo de glúten costumam ter grande procura.
Todavia, vale ressaltar que antes de eliminar completamente ou reduzir essa proteína da sua dieta, é fundamental se consultar com um profissional de saúde.
5 ingredientes sem glúten que você pode incluir na sua dieta
Uma das maiores dificuldades que os celíacos enfrentam é encontrar produtos fabricados com ingredientes que substituam aqueles que mencionamos acima. Tirar pães, bolos e massas da alimentação não é necessário.

Nesse caso, a solução é recorrer a produtos fabricados sem glúten ou que tenham sido preparados em utensílios não sujeitos à contaminação cruzada, e a ingredientes que não contenham essa proteína. Confira algumas alternativas:
- Arroz: a farinha feita à base de arroz pode ser empregada em bolos, massas e biscoitos. A culinária japonesa utiliza produtos à base de arroz e é fácil encontrar alimentos à base deste cereal.
- Milho: o milho não contém glúten em sua composição, o que significa que itens à base dele podem ser consumidos sem maiores problemas pelos celíacos, desde que livres de contaminação cruzada. A farinha de fubá pode ser usada para o preparo de bolo ou polenta. O amido de milho também entra nessa lista.
- Mandioca: Assim como o milho e o arroz, a mandioca também é outro ingrediente versátil livre de glúten. O polvilho azedo, por exemplo, é utilizado na fabricação da tapioca, um excelente substituto para os pães. Doces e salgados também ficam uma delícia quando preparados à base de mandioca.
- Batata: batata assada, cozida ou em forma de purê. Independentemente da forma de preparo, esse é outro ingrediente que pode dar origem a massas e pães saborosos ou servir de acompanhamento para outros pratos.
- Soja: por fim, uma ótima opção para substituir a farinha de trigo em receitas é a farinha de soja.
…..
A Jasmine Alimentos conta com uma linha completa de produtos sem glúten. Eles são fabricados a partir de ingredientes selecionados que passam por um rigoroso controle de qualidade para garantir que não haja nenhum risco de contaminação. Nossas opções incluem pães, bites, cookies, granola, aveia, bolo e biscoitos.
Nutritivos e saborosos, eles são perfeitos para quem se submete a dietas restritivas ou mesmo para aqueles que querem reduzir naturalmente a ingestão do glúten.