Fale Conosco

Alimentação Infantil Saudável e seus desafios

por Forte Apache
em 09/10/2020

Ter uma alimentação equilibrada e um estilo de vida saudável são hábitos que devem ser desenvolvidos desde a infância

O universo da alimentação infantil tem seus desafios. São muitas as dificuldades relatadas pelas famílias: a falta de tempo, pouca intimidade com a cozinha, adequação nutricional das refeições, entre outros. Todo este processo requer paciência, dedicação, tempo, persistência e criatividade. 

Hoje a grande preocupação é o aumento da obesidade infantil no Brasil e no mundo. As notificações do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional, de 2019, revelam que 16,33% das crianças brasileiras entre cinco e dez anos estão com sobrepeso; 9,38% com obesidade; e 5,22% com obesidade grave. Em relação aos adolescentes, 18% apresentam sobrepeso; 9,53% são obesos; e 3,98% têm obesidade grave.

Uma alimentação saudável para a criança deve ser variada, colorida, saborosa, segura e conter todos os nutrientes essenciais para promover um desenvolvimento adequado, com saúde e qualidade de vida. 

Os primeiros passos para alimentação saudável infantil:

1 – O primeiro passo para incentivar a criança desenvolver hábitos saudáveis, é a família sendo exemplo. As crianças observam o que os pais fazem e tendem a imitá-los.  

2 – Defina os horários das refeições, criando um ambiente tranquilo para o convívio em família.

3 – Torne o momento do preparo da refeição divertido. Envolva a criança na compra dos alimentos, apresente-os a ela, e faça um convite para que ela ajude a prepará-lo. Assim, ela terá contato e conhecerá melhor os alimentos.

4 – Use a criatividade. A criança pode rejeitar algum alimento e isso é natural. Quando acontecer isso, a dica é apresentar o alimento em diversas formas e receitas. Faça desenhos no prato com os alimentos, tornando o momento da refeição mais lúdico. 

5 – Prefira alimentos integrais e orgânicos, pois são mais saborosos e saudáveis.

Lanche saudável, como escolher:

Um lanche saudável deve ser fonte de alimentos integrais, vitaminas, minerais, fibras e proteínas. Não deve conter excesso de açúcar e gorduras. Isto contribui para uma boa nutrição, prevenção de doenças e de deficiências nutricionais. 

Os lanches mais saudáveis são os mais naturais e caseiros, como por exemplo: frutas, suco de frutas, pão integral, bolo de frutas ou legumes (cenoura, beterraba, espinafre), entre outras preparações.

Alguns produtos industrializados podem ser uma opção. Hoje é possível encontrar biscoitos mais saudáveis, ricos em fibras e sem aditivos. A dica é sempre ler os rótulos antes de levar os produtos para casa. Opte por alimentos sem corantes e adoçantes artificiais, açucar e conservantes. 


Compartilhe
Assine nossa newsletter para receber artigos exclusivos como esse
Newsletter

Faça parte desse movimento pela alimentação consciente!

Formulário de contato financeiro

Formulário de contato logística

Formulário de contato compras

Formulário de contato comercial

Para falar com nossa assessoria ou com o nosso time de Marketing envie e-mail para: mkt@mdiasbranco.com.br

SAC/Atendimento ao consumidor 0800 701 8003

Seus dados estarão em segurança. A qualquer momento você poderá deixar de receber as nossas mensagens. Política de Privacidade